Sexo é qualidade de vida, autoestima elevada e conexão entre corpo e mente. Apesar de proporcionar tantos benefícios, falar sobre relação sexual ainda é um tabu em nossa sociedade, principalmente para mulheres. Infelizmente em muitos meios sociais e culturais, diálogos sobre educação sexual ou saúde sexual são proibidos.
A sexualidade é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos indicadores de qualidade de vida. E ela não envolve apenas os órgãos genitais, mas também aspectos mentais e corporais.
Orgasmo feminino
O ápice do prazer, também chamado de orgasmo feminino, durante a relação sexual infelizmente não é atingido por 55% das mulheres do Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, outra pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que 36% das mulheres não tiveram um orgasmo na mais recente relação sexual e 23% das mulheres não têm vontade de ter relações sexuais com o(a) parceiro(a).
Sexo precisa ser bom para todo mundo
Não deixe que o sexo seja apenas parte da rotina. Converse com a sua parceria sexual e exponha suas opiniões sobre o assunto. É importante falar o que gosta e o que não gosta durante o momento de intimidade, contar os seus desejos e se entregar de corpo e alma.
O autoconhecimento também é um hábito poderoso nesse processo. Aceitar os seus desejos, conhecer o seu corpo e quebrar todo o preconceito que carregamos inconscientemente são maneiras importantes de dar boas-vindas ao prazer do toque.
A masturbação feminina faz muito bem e proporciona diversos benefícios:
- Diminui o estresse;
- Ajuda a relaxar;
- Melhora o sono;
- Alivia cólicas da TPM;
- Eleva a libido.
Sexo e saúde mental
Manter uma vida sexual ativa e saudável faz muito bem para a nossa saúde mental! O sexo promove bem-estar psíquico e emocional, além de diminuir o estresse, o risco de depressão e crises de ansiedade. Além disso, ele melhora a autoestima e o humor e estimula a inteligência, capacidade de concentração, memória e criatividade.
Sexo é qualidade de vida – benefícios do sexo para corpo e mente
- Proporciona autoestima elevada;
- Ajuda no fortalecimento dos músculos;
- Favorece o rendimento no trabalho;
- Pode ser um analgésico natural para a enxaqueca e a cefaleia;
- Melhora a memória;
- Combate o estresse e o mau humor;
- Diminui os riscos de infarto.
Gostou do assunto? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.