Saiba tudo sobre lubrificação vaginal

A lubrificação vaginal é extremamente importante para a saúde da mulher. Além de proteger a vulva e a vagina, o líquido transparente aumenta o prazer durante a relação sexual e evita lesões por fricção no canal vaginal.

A lubrificação proveniente do útero e do canal vaginal mantém a região íntima úmida e nas condições adequadas para a saúde da mulher no dia a dia. Já a lubrificação proveniente das glândulas de Bartholin e a Skene, prepara a mulher para a atividade sexual.

Como acontece a lubrificação da vagina?

Quanto maior é a vascularização da região genital, maior é a capacidade de passagem de líquidos dos vasos sanguíneos para a mucosa e, assim, maior a capacidade de se lubrificar.

Quando a mulher está excitada, ocorre um aumento do fluxo de sangue na região genital. Esse acontecimento promove um maior transudato para as mucosas, o que deixa então a região genital com uma secreção mais fluida.

O estrogênio é responsável por promover a vascularização da região íntima. Quanto mais estrogênio, maior é a quantidade de vasos sanguíneos na vagina e na vulva.

  • Glândulas de Skene: ficam localizadas de cada lado da uretra e produzem uma secreção transparente e fluida.
  • Glândulas de Bartholin: localizam-se na face interna dos grandes lábios, bilateralmente. Elas produzem uma secreção mais espessa, viscosa e elástica, que deixa a vagina lubrificada.

Lubrificação em excesso pode ser um problema?

Em algumas mulheres, a lubrificação pode ocorrer além do que seria necessário fisiologicamente e pode escorrer nas pernas e deixar as roupas íntimas úmidas e isso não quer dizer que exista algo de errado.

E quando a lubrificação é insuficiente?

O ressecamento vaginal é comum no climatério e nos pós-menopausa e também pode ter causas hormonais e até emocionais. 

O tratamento para o ressecamento é muito diverso, pois vai depender do que exatamente está causando o problema. Por isso, é fundamental sempre procurar ajuda médica.

Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.

 

 

 

 

 

Dra. Beatriz Jorquera
Ginecologista

CRM-SP: 150101
RQE: 85000

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Dra. Beatriz Jorquera

“Médica ginecologista e obstetra com mais de oito anos de experiência.”

Agendamento de Consulta

Envie um WhatsApp

Envie um
E-mail

Siga nas Redes Sociais