As cores da menstruação podem dizer muito sobre como anda o nosso corpo. As variações na tonalidade geralmente ocorrem devido ao tempo de exposição do fluxo e a oxigenação do ar.
Nos dias em que o fluxo é bem intenso, é comum observar um tom de vermelho vivo. Já no fim da menstruação, o sangue desce em menor quantidade e de forma mais lenta, ficando mais escuro e com tons de marrom.
É importante frisar que o vermelho vivo e o vermelho fechado são sinais que está tudo bem com o nosso organismo, mas o tom alaranjado, rosado ou cinza pode ser um sinal de alerta do nosso corpo. Além disso, quando o sangue é bem escuro (quase preto) pode ser consequência do uso da pílula do dia seguinte, gravidez ou início da menopausa.
As cores da menstruação que são sinais que está tudo bem
- Vermelho intenso: mais comum nos dias de fluxo mais intenso. É o sangue que não teve muito tempo de escurecer antes de deixar o nosso corpo.
- Vermelho mais claro: é mais comum em mulheres que têm um fluxo mais intenso. Como o volume é mais alto, o sangue chega mais rápido à calcinha e é bem parecido com a tonalidade que ele tem quando está no útero.
- Marrom: é comum no início ou no fim do fluxo, em que a quantidade de sangue é menor. Como ele demora um pouco mais para chegar na calcinha, pode ser que adquira uma tonalidade mais fechada.
As cores da menstruação que são sinais de alerta
- Rosa: muitas vezes esse sangue pode vir não do útero, mas de algum pequeno corte dentro do canal vaginal, por exemplo. É preciso observar!
- Laranja: pode ser decorrente de algum fluido amarelado que se misturou ao sangue menstrual, e fluido amarelado pode ser indicativo de infecção.
- Cinza: qualquer fluido em tom cinza é um sinal de alerta, principalmente se for acompanhado de outros sintomas.
Coágulos na menstruação
Já notou que às vezes o sangramento chega “em pedaços”? O coágulo menstrual nada mais é do que a descamação do tecido endometrial. Eles são mais comuns em dias mais intensos de menstruação.
Também é importante dizer que esse tipo de sangramento pode ser sinal de disfunções nos níveis de vitamina, anemia ou endometriose. Caso os coágulos sejam muito frequentes na sua menstruação, procure a opinião de uma ginecologista.
Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.