Março Amarelo – tudo sobre endometriose

Março amarelo - Tudo sobre endometriose

Neste mês, ocorre a campanha do Março Amarelo, destinada à conscientização a respeito da endometriose, uma doença que atinge cerca de 8 milhões de brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. 

A condição costuma ser comum entre mulheres jovens, entre 25 e 35 anos de idade, em período fértil e pode se manifestar logo após a primeira menstruação. 

Surgimento do Março Amarelo

O Yellow March surgiu em 1993 com a ativista americana Mary Lou Ballweg, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, costa ocidental dos Estados Unidos.

Ela e mais sete mulheres lançaram a Semana de Conscientização sobre a Endometriose durante uma mesa-redonda promovida pela The Endometriosis Association, da qual Mary foi fundadora em 1980 e ainda hoje é diretora-executiva.

O evento cresceu tanto que Mary Lou teve a ideia de estender o trabalho de conscientização para todo o mês de março. E, assim, surgiu a campanha Março Amarelo.

Por que a cor amarela?

Segundo a ativista Mary Lou Ballweg, a cor amarela surgiu em 1980 com a publicação do seu primeiro folheto amarelo: “Ele era amarelo e foi escrito em várias línguas e distribuído em várias partes do mundo. Por isso, a cor da endometriose ficou amarelo”.

O que é endometriose?

A endometriose é o crescimento do tecido endometrial fora do útero. O processo inflamatório é mediado por um dos principais hormônios femininos: o estrogênio.

Sintomas mais comuns

  • Dor pélvica;
  • Inflamação;
  • Dores durante a relação sexual;
  • Infertilidade
  • Cólicas menstruais intensas. 

Tipos de endometriose

  • Endometriose profunda: acontece quando o tecido do endométrio está presente em outros órgãos e é fixado de uma forma profunda naquela determinada parte do corpo.
  • Endometriose Intestinal: acontece quando células do endométrio vão parar no intestino.

Tratamento

Os hormônios são recomendados para controlar os sintomas causados pela doença. Em casos mais graves, a laparoscopia é indicada com o objetivo de remover os focos de endometriose e de cistos provocados por ela.

É importante ressaltar que o tratamento da endometriose é feito por uma equipe multidisciplinar, contando com o auxílio de profissionais como psicólogos e nutricionistas. Hábitos saudáveis ajudam a controlar a doença:

  • Dieta equilibrada;
  • Prática regular de atividades físicas;
  • Sono de qualidade;
  • Gerenciamento do estresse.

Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.

 

Referência

https://aendometrioseeeu.com.br/marco-amarelo-como-comecou-o-mes-de-conscientizacao-no-mundo/

 

Dra. Beatriz Jorquera
Ginecologista

CRM-SP: 150101
RQE: 85000

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Dra. Beatriz Jorquera

“Médica ginecologista e obstetra com mais de oito anos de experiência.”

Agendamento de Consulta

Envie um WhatsApp

Envie um
E-mail

Siga nas Redes Sociais