Conheça a Síndrome Geniturinária da Menopausa

A SGM é uma condição que afeta pelo menos metade das mulheres na menopausa. O termo “síndrome geniturinária”  foi introduzido pela Sociedade Norte Americana de Menopausa em 2014 e substituiu o termo “atrofia vaginal” no intuito de abranger todos os sintomas urogenitais provindos do hipoestrogenismo (diminuição dos níveis de estrogênio decorrentes da parada definitiva da menstruação). A redução natural dos níveis hormonais provoca alterações na vulva, vagina, uretra e bexiga e, consequentemente, prejudica a qualidade de vida e a sexualidade das mulheres. 

Sintomas da Síndrome Geniturinária da Menopausa

  • Secura vaginal;
  • Irritação e flacidez da mucosa;
  • Ardor na vagina; 
  • Diminuição da libido;
  • Dores durante o sexo;
  • Urgência miccional;
  • Infecções urinárias recorrentes.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico é realizado através da identificação dos sintomas característicos desta síndrome em consultório ginecológico. Os tratamentos para a Síndrome Geniturinária da Menopausa são: 

  • Lubrificantes e hidratantes vaginais;
  • Hormônios tópicos;
  • Laser vaginal. 

Benefícios do tratamento a laser 

Atualmente o laser é  uma das ferramentas mais poderosas e valiosas utilizadas em diversos tratamentos que consequentemente levam uma melhor qualidade de vida para as mulheres. O tratamento pode aliviar tanto os sintomas urinários como também os desconfortos genitais de secura, dor durante o sexo e irritação. 

O laser íntimo atinge camadas profundas da pele contribuindo para estimular o colágeno contido nas paredes vaginais, com consequente melhora da elasticidade, da lubrificação e do tônus muscular. As aplicações do laser são guiadas por protocolos e conduzidas por ginecologistas em consultório especializado. 

O procedimento é seguro, indolor e os resultados já podem ser observados após a primeira sessão. A quantidade e o intervalo entre elas variam de paciente para paciente, de acordo com o nível de atrofia e a queixa a ser tratada.

Sempre que notar qualquer mudança em seu corpo, converse com a sua ginecologista, para que seja indicado o melhor tratamento para você.

Gostou do post de hoje? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher.

 

Dra. Beatriz Jorquera
Ginecologista

CRM-SP: 150101
RQE: 85000

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Dra. Beatriz Jorquera

“Médica ginecologista e obstetra com mais de oito anos de experiência.”

Agendamento de Consulta

Envie um WhatsApp

Envie um
E-mail

Siga nas Redes Sociais