A preparação da gestação começa antes do que se imagina.
Você está planejando começar uma família ou ter mais um filho? A preparação com antecedência é muito importante, já que mente e corpo saudáveis são essenciais para uma gestação tranquila e prazerosa e um bebê mais tranquilo e saudável.
O ideal é que o planejamento comece 1 ano ou alguns meses antes, para que a mulher tenha tempo de conversar com a sua médica, tirar todas as dúvidas e verificar como está a sua saúde. É importante que hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos, comecem a fazer parte da rotina.
Dicas para quem deseja engravidar – preparação da gestação
Acompanhe o seu ciclo
O melhor período para engravidar é entre 11º a 16º dia após o primeiro dia da menstruação. O melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.
Faça exames para ver como estão seus hormônios e vitaminas
Faça um check-up com antecedência para que você acompanhe a sua saúde de perto e tenha tempo de repor as vitaminas necessárias antes de engravidar.
Evite estresse e desgaste psicológico antes e durante a gestação
Quanto menos estresse, melhor é o cenário para engravidar. Além disso, o estresse durante a gravidez pode interferir no desenvolvimento do bebê. Algumas terapias, como yoga e meditação, podem propiciar bem-estar físico e psicológico à mulher.
Evite cigarro e álcool
O cigarro e a bebida alcoólica em excesso têm impacto negativo sobre vários aspectos da saúde da mulher, o que inclui a fertilidade.
Atenção ao lubrificante
Alguns dos lubrificantes mais comuns podem ser prejudiciais ao espermatozoide. Portanto, converse com a sua ginecologista e peça indicação de um lubrificante que seja inofensivo.
Tome Metilfolato (sempre sob indicação médica)
Tomar um suplemento de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do bebê, como a espinha bífida. O ideal é começar 3 meses antes de tentar engravidar e continuar a ingestão durante todo o primeiro trimestre da gravidez.
Consequências da gravidez não planejada
- Mudanças repentinas na casa e na rotina;
- Falta de planejamento financeiro;
- Mais chances do desenvolvimento de depressão durante a gestação ou no pós-parto;
- Problemas no estabelecimento do vínculo com o bebê.
Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.