Toda gestante sonha em ter um parto tranquilo, rápido e confortável. Para que o sonho seja realizado, é preciso se preparar para o momento, entender os processos do corpo e ter consciência que a mente pode influenciar – e muito – na hora do parto.
É normal que a maioria das pessoas tenham percepções muito equivocadas do nascimento de um bebê. Seja porque a cultura na qual estamos inseridos vê o parto como algo muito doloroso e perigoso e, por outro lado, como algo que acontece de forma totalmente inesperada como é relatado em filmes e novelas.
O corpo é sábio
Por mais que o parto seja um processo fisiológico, é sabido que os medos podem atrapalhar a entrega da gestante ao processo.
Estudar é fundamental
Entender as etapas do trabalho de parto, o tempo que dura cada contração, as intervenções e saber o que você deseja ou não para a chegada do bebê faz toda a diferença!
Prepare o corpo
O processo de parto é intenso e envolve preparação corporal. As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para as gestantes:
- Melhora da respiração;
- Amenização das dores nas costas;
- Diminuição do inchaço;
- Fortalecimento da musculatura para o trabalho de parto;
- Redução do risco de pré-eclâmpsia;
- Melhora do bem-estar;
- Diminuição do estresse e da ansiedade;
- Recuperação do pós-parto mais rápida;
- Melhora no funcionamento do intestino;
- Diminuição do risco de depressão pós-parto.
Prepare a mente
O alinhamento entre mente e corpo auxilia muito o processo. Pensar positivo, confiar em si e lembrar o quão forte e capaz você é, proporciona benefícios não só na hora do parto, mas também durante a gestação e o pós-parto.
Palavras são poderosas e existem algumas afirmações que podem fazer muita diferença na hora do nascimento do bebê:
- “Sou uma mulher forte e capaz!”
- “Meu corpo está preparado para fazer isso.”
- “Eu consigo!”
- “Amo meu bebê e estou pronta para recebê-lo.”
Confie na equipe médica
Tenha uma equipe com pessoas experientes, confiáveis e qualificadas. Um parto humanizado, seja ele normal, natural ou cesárea, consiste em minimizar a quantidade de intervenções cirúrgicas e de medicação envolvidas no processo, oferecendo uma ambiente mais calmo para o nascimento do bebê.
Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.