Manter relações sexuais durante o ciclo menstrual ainda é um tabu para muitas mulheres. Algumas chegam até a acreditar que transar menstruada pode fazer algum mal para a saúde.
É importante frisar que não há evidências de que o sexo na menstruação possa fazer mal a saúde ginecológica. Inclusive, a prática pode aliviar alguns sintomas, como a cólica e as dores de cabeça.
Libido durante a menstruação
Logo após a ovulação e antes do começo da menstruação, nosso corpo tem uma queda no estrogênio (hormônio que estimula o espessamento das paredes do útero na preparação para receber um possível óvulo fecundado, mas também está relacionado ao aumento do desejo sexual), e aumento nos níveis de progesterona (hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do útero, que contribui para uma menor disponibilidade e desejo à interação sexual).
Aproximadamente no terceiro dia do ciclo menstrual, ocorre o aumento dos níveis de estrogênio novamente. E essa subida após um período de baixa pode provocar um efeito muito positivo sobre o desejo sexual, aumentando a disponibilidade para o sexo durante a menstruação.
Benefícios em transar menstruada
- Maior sensibilidade: durante a menstruação ocorre um aumento na sensibilidade de todo o corpo. É uma época ideal para a exploração sensorial.
- Ciclos mais curtos: quanto mais intenso o orgasmo durante a menstruação, maior é o estímulo para a expulsão do sangue menstrual.
- Alívio de desconfortos e cólicas: além de liberar os hormônios do bem-estar que aliviam dores e tensões, os orgasmos são capazes de provocar contrações internas na região do útero e da vagina, amenizando os desconfortos trazidos pelas cólicas menstruais.
- Lubrificação da vagina: o sangue menstrual pode atuar como um lubrificante natural do canal vaginal.
Cuidados ao transar menstruada
O risco de transmissão de ISTs é ainda maior durante o período menstrual. Durante a menstruação, o nosso colo do útero está mais aberto para permitir a passagem do sangue, favorecendo um maior risco de infecções no caso de um sexo sem proteção ou com pouca higiene.
Portanto, não esqueça da higienização das mãos e do uso do preservativo.
É possível engravidar durante a menstruação
Achar que está infértil só porque está menstruada é um erro muito grande.
A menstruação é o início de um ciclo, sendo assim é nessa época que o nosso corpo começa a se preparar para uma nova produção hormonal e uma nova ovulação. Às vezes esse período pode ser bem rápido, deixando a ovulação mais perto do período menstrual.
Apesar de não ser muito comum engravidar durante a menstruação, pode acontecer!
Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.