O prazer não tem data de validade. O sexo pode prosseguir até quando quisermos e conseguirmos.
É importante frisar que a sexualidade está diretamente ligada à longevidade e vai muito além de orgasmos e ereções. É comum com o passar dos anos a libido diminuir, mas alguns hábitos simples podem auxiliar no resgate e melhora da libido, como alimentação saudável, atividade física regular e reposição hormonal (caso seja uma alternativa viável para você).
Cuidados com a vida sexual na terceira idade
O uso de qualquer medicação relacionada à prática sexual deve ser realizada sob a orientação de um profissional qualificado.
Vida sexual na menopausa
As alterações fisiológicas da menopausa podem interferir na libido e na lubrificação, mas é totalmente recomendado se manter sexualmente ativa nessa época da vida. Buscar novas formas de prazer a dois menos relacionadas à penetração, sair da rotina, ir a lugares diferentes e ter experiências divertidas que incluam estimular os sentidos, são excelentes para reavivar o fogo.
Laser vaginal na menopausa
O laser estimula a retomada da produção natural de colágeno, ajuda na recuperação da lubrificação vaginal e auxilia no tônus muscular da região.
Benefícios da vida sexual na terceira idade
- Melhora do bem-estar geral;
- Visão mais positiva em relação ao relacionamento;
- Melhora da habilidade cognitiva;
- Liberação do hormônio do crescimento humano;
- Aumento da autoestima;
- Melhor funcionamento do organismo.
Prevenção na terceira idade
O uso de preservativos deve ser uma prática entre os mais experientes, uma vez que o índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis tende a aumentar na terceira idade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 4% a 5% da população acima de 65 anos apresentam alguma doença transmitida sexualmente.
Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.