Os enjoos da gravidez são causados devido a uma série de alterações que ocorrem no organismo durante a gestação: maior produção de ácido no estômago, grande alteração hormonal, digestão mais lenta e por aí vai. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 50% a 70% das mulheres grávidas sofrem com enjoos e náuseas no primeiro trimestre.
Os enjoos e vômitos
Os enjoos e vômitos nas gestantes têm uma relação com os níveis do hormônio beta-hCG (o mesmo que é utilizado no teste de gravidez de sangue). Ou seja, quanto maior o nível de beta-hCG maior a chance da ocorrência de náuseas. Além disso, outros fatores, como baixo nível de açúcar no sangue, maior quantidade de ácido estomacal, tensão e fadiga também podem contribuir.
Quanto tempo os enjoos duram?
Essa é uma resposta que varia de pessoa para pessoa. Em geral, os enjoos podem dar uma piorada por volta da 12ª semana, mas tendem a melhorar após a 16ª semana (quando os níveis de hormônio começam a reduzir um pouco).
Como melhorar os enjoos na gravidez?
- Evite cheiros e comidas fortes;
- Prefira o consumo de alimentos menos temperados;
- Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas;
- Mantenha-se hidratada;
- Experimente gengibre, um remédio natural para náusea;
- Deixe algum alimento leve (como bolacha água e sal) sempre ao lado da cama para ingerir ao acordar.
Fatores emocionais e estilo de vida podem piorar os enjoos na gravidez
Fatores psicológicos, emocionais e relacionados ao estilo de vida da gestante contribuem para que os enjoos fiquem mais ou menos intensificados. Realizar atividades físicas moderadas, manter a alimentação e os exames em dia, além de reservar tempo suficiente para o descanso e o bem-estar são hábitos importantes para manter a qualidade de vida na gestação.
Atenção: caso a frequência dos enjoos e vômitos seja muito alta, converse com a sua médica!
Gostou do assunto de hoje? Para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher, continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram.