Além de melhorar diversas queixas relacionadas a região genitália, os lasers íntimos proporcionam mais qualidade de vida e autoestima para as mulheres. É importante deixar claro que não existe um padrão de genitália e que a resposta sexual feminina está relacionada a diversos fatores biológicos, psíquicos, culturais e hormonais. Portanto, os procedimentos com o laser íntimo são recomendados apenas em casos de desconforto profundo, onde a mulher se sente incomodada e insegura com alguma característica e que impacta negativamente em sua vida.
Principais fatores que culminam em alterações na região genital
- Processo de envelhecimento;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Menopausa;
- Gestações;
- Estresse.
Quais são as indicações do laser íntimo?
- Atrofia vaginal e vulvar;
- Falta de lubrificação;
- Flacidez vaginal e vulvar;
- Incontinência urinária;
- Clareamento vulvar;
- Lesões por HPV.
- Disfunções sexuais, como a dor durante a relação sexual.
Laser íntimo no tratamento do HPV
O laser íntimo é utilizado no tratamento das verrugas genitais como no tratamento das lesões de epitélio, principalmente de vulva e vagina.
Como o laser funciona?
O laser íntimo realiza disparos que contribuem para a estimulação e produção de novas fibras de colágeno, remodelando e aumentando a circulação sanguínea da mucosa e contribuindo para o desenvolvimento de tônus e força muscular, bem como aumento da espessura da mucosa e recuperação da lubrificação natural de uma maneira segura e indolor.
Sessões e Resultados
A quantidade e o intervalo entre as sessões variam de paciente para paciente, de acordo com o nível de atrofia e a queixa a ser tratada. Os resultados já podem ser observados após a primeira sessão.
3 mitos sobre o tratamento com o laser íntimo
- O tratamento da atrofia vaginal a laser serve apenas para mulheres na menopausa: a partir dos 30 já é possível observar sinais de redução na produção de colágeno na mucosa vaginal.
- O tratamento é doloroso: utiliza-se um anestésico local em creme, garantindo conforto ao procedimento.
- As sessões são longas: cada sessão dura em média 30 minutos.
Quais são os benefícios do laser íntimo?
- Reduz os flatos vaginais;
- Melhora a libido;
- Rejuvenesce a vulva;
- Combate à incontinência urinária (leve à moderada);
- Reduz as dores durante a relação sexual;
- Proporciona clareamento da vulva.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher.