Gravidez após os 35 anos é considerada de risco?

Antigamente era comum uma mulher ter filhos aos 18, 22, 25 anos e por aí vai. Com o passar do tempo, essa idade foi ficando cada vez mais elevada e atualmente é frequente encontrar mulheres que engravidam pela primeira vez após os 35 anos. 

Segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo com base nos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde, o número de mulheres que tiveram filhos entre 35 e 39 anos de idade aumentou 71% nos últimos 20 anos no Brasil. Mas será que isso é um problema? Vejamos!

Gravidez de alto risco

De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças. Apesar de vários rótulos como gestação tardia, gravidez com idade avançada e gestante de risco, é preciso avaliar individualmente cada mulher. Em alguns casos, uma gestante com mais de 35 anos pode ter uma gestação mais tranquila do que algumas mulheres mais novas.

Óvulos e idade

A partir dos 30 anos, a taxa de fertilidade começa a cair pois o óvulo envelhece à medida que a mulher vai ficando mais velha também. Após os 35 anos, esse processo acelera e a mulher pode começar a sentir dificuldades para engravidar. Além disso, os riscos de aborto espontâneo e de o bebê nascer com algum tipo de má formação também aumentam.

Vantagem da gravidez tardia 

Após os 35 anos é comum que a mulher tenha uma vida financeira e profissional mais estável e saiba administrar seu tempo para se dedicar ao bebê. Além disso, devido a experiência de vida, a mulher geralmente é mais paciente e saberá lidar de forma mais leve com os desafios da maternidade.

É possível ter uma gravidez saudável após os 35 anos

Ter um acompanhamento médico bem próximo durante a gestação e cuidar da saúde são fatores essenciais para levar mais tranquilidade para a gravidez. O pré-natal deve começar antes mesmo de a mulher engravidar, com uma consulta pré-concepcional.

Alterações como colesterol alto, diabetes e hipertensão precisam ser controlados antes da gestação. Também é importante que doenças infecciosas sejam tratadas ou prevenidas antes da concepção. A gravidez após os 35 anos tem os seus seus prós e contras, mas o importante é tomar a decisão com responsabilidade e conhecimento.

Gostou do assunto de hoje? Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher.

 

 

Dra. Beatriz Jorquera
Ginecologista

CRM-SP: 150101
RQE: 85000

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Dra. Beatriz Jorquera

“Médica ginecologista e obstetra com mais de oito anos de experiência.”

Agendamento de Consulta

Envie um WhatsApp

Envie um
E-mail

Siga nas Redes Sociais