Muitas mulheres relatam alterações no funcionamento do intestino no período pré-menstrual e durante a menstruação. Isso acontece, porque nessas fases ocorrem diversas alterações hormonais no corpo feminino que resultam em alguns sintomas.
TPM x intestino preso
Durante a TPM, os níveis de progesterona, hormônio responsável por relaxar toda musculatura lisa do corpo para facilitar a liberação da menstruação, estão em elevação. Ou seja, esse hormônio atua como um “relaxante muscular” no intestino, o que o deixa mais flácido e mais lento.
O relaxamento inibe os movimentos peristálticos, que são essenciais para conseguir evacuar. O resultado é a diminuição do ritmo intestinal e a famosa prisão de ventre. Se o intestino não funciona direito, a mulher passa a ficar estufada, incomodada e irritada, pois a maior parte da serotonina (hormônio responsável pela felicidade) é produzida no intestino.
Como evitar a prisão de ventre na TPM?
- Realize atividades físicas;
- Consuma mais fibras e líquidos;
- Evite massas e doces;
- Converse com a sua ginecologista sobre o assunto.
Menstruação x intestino solto
Durante a menstruação, os níveis de progesterona estão em declínio, juntamente com a liberação de prostaglandinas – substâncias que causam contrações uterinas, destruindo o revestimento criado no útero. Isso pode afetar os movimentos do intestino, facilitando a evacuação e contribuindo para quadros de diarreia.
Inchaço e gases
As mudanças hormonais podem atacar o intestino através do nervo vago, afetando ainda mais o movimento e a sensibilidade intestinal, resultando diretamente em diarreia, sensação de inchaço e presença de muitos gases com cheiro desagradável.
Como evitar a diarreia na menstruação?
- Beba muita água;
- Realize atividades físicas;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Limite a quantidade de cafeína e álcool;
- Evite refeições gordurosas e comidas picantes.
Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da mulher.