A diminuição da libido no período pós-parto tem levado uma parcela considerável de mulheres e casais a investigar sua origem e a buscar tratamento. De maneira geral, quando pensamos em resposta sexual humana, consideramos que o desejo é o primeiro passo para que a prática sexual aconteça de modo satisfatório.
Com a chegada de uma criança numa família e os cuidados que ela requer, incluindo a amamentação, mobilizam grande intensidade de sentimentos e energia. A preocupação com o recém-nascido, a baixa qualidade do sono, a sensação de cansaço, os seios sensíveis e a insatisfação com o próprio corpo são algumas das razões que levam a mulher a ter menos libido após o parto.
Além disso, a diminuição da libido em decorrência dos hormônios impacta drasticamente a sexualidade feminina. A baixa produção de estrogênio combinada com a alta produção de prolactina reduzem o desejo sexual e a lubrificação da mucosa vaginal, podendo gerar desconforto durante a relação sexual.
Em vez de evitar a relação sexual, a indicação é recorrer ao lubrificante e encontrar maneiras para lidar com essa fase através de beijos, carícias, masturbação mútua e sexo oral, que são ótimas formas para o casal manter a intimidade. Por isso, é importante investir tempo nas preliminares para que a mulher consiga se excitar.
Outro ponto é não se preocupar com corpo pós-parto, que deixa muitas mulheres inseguras na cama. O importante é que, consciente disso, a mulher passe a cuidar não somente do bebê que chegou, mas de sua autoestima, de suas emoções, e do seu corpo. Assim, é despertada novamente a libido e a erotização no relacionamento do casal.
Manter um diálogo aberto com o parceiro sobre a prontidão da mulher para o sexo é certeza de sucesso para o restabelecimento da prática sexual. Autoconhecimento também é fundamental. A mulher precisa dizer como se sente, explicar quais as mudanças pelas quais está passando e por que elas são características desse momento específico. Para isso, ela própria precisa entender o que está acontecendo.
Um novo repertório sexual e carinho também serão bem-vindos. O pós-parto é um período delicado, cheio de mudanças, mas deve ser aceito como um processo de crescimento fundamental.
Se necessário, busque apoio e esclarecimentos com seu obstetra ou ginecologista. Converse sobre esse assunto nas consultas de revisão, especialmente nos primeiros meses após o nascimento da criança. O casal deve procurar compreender o que acontece nessa fase da vida da família para passar por esse período com tranquilidade, carinho e satisfação!
Ficou com alguma dúvida, ou sente que está difícil recuperar a libido após o parto? Entre em contato comigo, será um prazer te ajudar!