O que é o Método de Percepção da Fertilidade?

A Percepção da Fertilidade ou Tabelinha é a técnica para saber exatamente em que fase você está no ciclo menstrual. Isso através dos indicadores biológicos de fertilidade e dos métodos de percepção da fertilidade, na qual permite que você utilize esse conhecimento para planejar uma gravidez, evitar uma gravidez, monitorar a sua saúde ou como ferramenta de autoconhecimento.

Os métodos baseados na percepção de fertilidade dividem o ciclo menstrual em dias “férteis” e “não-férteis”. Em dias férteis, a probabilidade de engravidar por sexo desprotegido é mais alta, e em dias não férteis, é mais baixa. Para descobrir quais são os dias, é feito por um rastreio cuidadoso dos biomarcadores ou indicadores físicos de quanto tempo você está em seu ciclo.

Existem alguns biomarcadores relevantes que você pode acompanhar, como:

1) Métodos de calendário: como o tradicional “tabelinha”, acompanha a fertilidade nos dias do calendário em um ciclo menstrual. Uma vez que você esteja familiarizada com a duração e a regularidade de seus ciclos, você pode usar o cronograma padrão do ciclo menstrual para identificar seus dias mais e menos férteis. No método de Dias Padrão, por exemplo, os dias do ciclo 8-19 são considerados férteis.

2) Muco cervical (ou ovulação): rastreie a ovulação observando as alterações no muco cervical, que é exatamente o que parece: muco que sai do colo do útero. Sua consistência e aparência mudam em resposta às flutuações hormonais do ciclo menstrual, tornando-se caracteristicamente elástico e escorregadio logo antes da ovulação. O método mais simples de muco é o método dos dois dias: qualquer dia que você observe, esse muco conta como fértil, como no dia anterior.

3) Temperatura corporal basal (BBT): também rastreia a ovulação, o que causa um ligeiro mas mensurável aumento na temperatura corporal. Todas as manhãs, antes de sair da cama, você mede a temperatura e grava a leitura em um aplicativo ou manualmente em papel milimetrado. No entanto, você registra as leituras e o objetivo é o mesmo: identificar os picos de temperatura que acompanham a ovulação.

Mudar para algum método não é rápido e nem fácil. Há um período de adequação envolvido, durante o qual você rastreia seu(s) biomarcador(es) de escolha todos os dias, idealmente sem ter sexo algum. Mesmo que seus ciclos sejam como um relógio, esse período introdutório pode durar de um a três ciclos: você precisa saber o que é “normal”, mas também precisa de tempo para se acostumar com as técnicas.

Os seus dados diários dos indicadores biológicos devem ser anotados diariamente no que chamamos de gráfico do ciclo menstrual. Esse gráfico pode variar em aparência e pode ser impresso, feito a mão ou elaborado por aplicativos – a depender do método de percepção da fertilidade que a você optar por utilizar.

Lembre-se de utilizar o método de percepção da fertilidade com um gráfico do ciclo completo, já que os nossos sinais de fertilidade só podem ser interpretados através de observações sistematizadas. O autoconhecimento é essencial para adequarmos os nossos objetivos com o estado do corpo. Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para ajudar! Até a próxima!

Dra. Beatriz Jorquera
Ginecologista

CRM-SP: 150101
RQE: 85000

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Dra. Beatriz Jorquera

“Médica ginecologista e obstetra com mais de oito anos de experiência.”

Agendamento de Consulta

Envie um WhatsApp

Envie um
E-mail

Siga nas Redes Sociais