Diversas modificações ocorrem no corpo da mulher durante a gestação para que a mesma ocorra normalmente. Porém, apesar de fisiológicas, ou seja, normais, podem provocar diversos desconfortos para a gestante.
A boa notícia é que muitas dessas alterações podem ser minimizadas com medidas posturais simples, mudanças no comportamento, no estilo de vida e uso de medicações.
Alterações pigmentares
Com a elevação de alguns hormônios, ocorre um aumento da estimulação dos melanócitos (células que produzem melanina, responsável pela pigmentação da pele).
A Linha Nigra é uma pigmentação de cor preto-acastanhada na linha média do abdome.
O cloasma ou melasma gravídico é uma mancha acastanhada na face que apesar de frequente na gestação, não é exclusivo dela.
Boca
É comum que a gestante perceba uma produção excessiva de saliva, chamada de ptialismo.
Já menos comum (e mais frequente a partir do segundo trimestre, pode vir a apresentar também gengivite gravídica, que é caracterizado por edema e sangramento da gengiva.
Coração
A frequência dos batimentos do coração materno aumenta entre 10 a 15 batimentos por minuto e pode dar a sensação de algumas palpitações.
Estômago e Esôfago
Sensação de queimação e dor no estômago relacionados ou não a episódios de refluxo podem ocorrer pois na gestação o crescimento uterino desloca o estômago. Essa alteração em sua anatomia associado às alterações hormonais são responsáveis por esses sintomas.
Intestinos delgado e grosso
A progesterona diminui a contração da musculatura dos intestinos e com a compressão das estruturas abdominais pelo útero e um maior ressecamento das fezes retardam o trânsito intestinal. Devido estes fatores, constipação intestinal e hemorroidas são comuns especialmente no último trimestre.
Mamas
No início da gravidez as mamas aumentam de volume e podem tornar-se dolorosas.
Observa-se também o aparecimento de veias logo abaixo da pele (rede de Haller) e um aumento na pigmentação dos mamilos.
A partir do segundo trimestre acontece a hiperpigmentação da aréola primária, o surgimento da aréola secundária (sinal de Hunter) e a hipertrofia de glândulas sebáceas periareolares (tubérculos de Montgomery).
Com o crescimento das mamas pode surgir, também, o aparecimento de algumas estrias gravídicas.
Pele e cabelo
Aumento de acne e queda de cabelo podem surgir devido a hipersecreção das glândulas sebáceas (decorrente da ação da progesterona), e tornando a pele da grávida mais oleosa.
Postura e Marcha
Existe um andar típico da gestante chamado de Marcha Anserina. A grávida altera sua postura para corrigir seu eixo corporal e apresenta uma atitude involuntária de acentuada lordose lombar jogando seu tórax para trás. Somado a isso, ocorre também o afastamento discreto entre um pé e outro e ela assume um andar com passos mais curtos e lentos.
Nariz
O sangramento espontâneo do nariz (epistaxe) e a rinite com obstrução nasal podem ocorrem com frequência devido a um aumento da vascularização e espessamento da mucosa nasal.